O projeto mais recente do escritório finlandês JKMM, intitulado The Dance House Helsinki, se tornará o primeiro edifício da Finlândia dedicado inteiramente à dança e às artes cênicas. Oferecendo espaços de ensaio e performance para artistas, o projeto é uma extensão da Cable Factory, o maior centro cultural da Finlândia.
Embora o projeto amplie a extensa programação cultural da Cable Factory, também transforma as funções atuais do centro. O novo pátio servirá como uma nova praça pública, reunindo todas essas funções.
Da mesma forma, embora o Dance House tenha sua própria identidade distinta, seu aspecto externo é naturalmente combinado com a arquitetura industrial da Cable Factory, criando uma espécie de simbiose estética.
O novo edifício é muito abstrato, se não simples. Brincando com percepções de leveza e peso, as enormes fachadas de aço da Dance House lembram uma pipa, como se flutuassem fisicamente no ar. A fachada enferrujada enfatiza o peso do aço, mas a fachada de aço inoxidável escovado adjacente reflete os arredores e se mescla ao ambiente construído. Observada à distância, a estrutura parece imaterial, até sem massa; quando examinado mais de perto, o edifício se torna uma tremenda máquina industrial.
Os interiores são propositadamente deixados sem revestimentos, austeros, oferecendo um cenário único para as apresentações de dança e arte. Caixas pretas essencialmente versáteis, essas salas são funcionais e flexíveis, capazes de atender a vários propósitos e públicos. A Dance House foi projetada para parecer incompleta até o momento em que recebe os espetáculos de dança.
Tanto os profissionais de dança quanto os funcionários da Cable Factory participaram das etapas de projeto e planejamento, que ocorreu em colaboração entre os escritórios JKMM e a ILO.